19 março 2018

36 ª Volta ao Alentejo

3ª Etapa terminou em Arraiolos

podium arraiolos.JPG
No dia 16 de março de 2018 o final da 3ª etapa da 36.ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta teve a sua meta instalada em Arraiolos, na Av. 1º de Maio junto ao Arraiolos Multiusos.
Refira-se que esta etapa teve 149,3 Km e começou em Grândola.
A chegada a Arraiolos foi discutida ao sprint, tendo sido primeiro Dimitri Strakhov (Lokosphinx).
A prova que se realizou de 14 a 18 Março 2018, com seis etapas, terminou com a vitória de Luís Mendonça (Aviludo-Louletano), tornando-se o primeiro português a vencer a prova desde 2006.
Na classificação geral da 36ª Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola, Luís Mendonça (Aviludo-Louletano) foi primeiro, Ricardo Mestre (W52/FC Porto) foi segundo e Mark Downey (Team Wiggins) foi terceiro.
O prémio da Montanha foi para Alexander Evtushenko da Lokosphinx, sendo que Dmitrii Strakhov, da mesma equipa, venceu a classificação por pontos. O prémio Juventude foi para Mark Downey da Team Wiggins.
A 36ª Volta ao Alentejo foi uma organização conjunta da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Podium Events e teve como diretor Joaquim Gomes.
A prova terminou em Évora, tendo a última etapa ligado Castelo de Vide a esta cidade alentejana.
Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos considerou “importante a presença da “Alentejana” no concelho de Arraiolos e referiu que esta tem “na sua génese a dinâmica resultante do associativismo municipal,” sendo a final da etapa em Arraiolos, um momento importante para que a “terra de tapetes, sabores e tradições” dê a “conhecer, divulgar e valorizar o nosso património e a nossa gastronomia.”