22 dezembro 2015

"A Tradição do NATAL é no Comércio Local"

​Considerando a importância do comércio tradicional no concelho, bem como a determinação da Câmara Municipal de Arraiolos em contribuir para a economia local, foi criada a iniciativa de dinamização “A Tradição do NATAL é no Comércio Local”.

O comércio local existente no concelho de Arraiolos teve, tem e terá sempre um papel determinante e fulcral na economia do concelho. O seu contributo na dinamização do concelho, essencial na diminuição da taxa de desemprego, na prestação de um serviço de excelência e de proximidade com a população, permitindo manter viva a tradição histórica e cultural que retrata este concelho, são, por si só, fatores mais que determinantes, para o município reconhecer a sua importância ,e ,o seu papel fundamental no desenvolvimento sócio-económico do concelho.

Deverá o Município, ter um papel preponderante, dentro das competências que lhe são imputadas, no sentido de diligenciar meios e medidas que fomentem, a sua proteção e incentivo. Numa altura em que a diminuição demográfica atinge níveis alarmantes, a crise económica que atravessamos, com as populações a passarem por inúmeras dificuldades, são fatores bastante condicionadores e inibidores para a evolução da economia com impactos bastantes severos no pequeno comércio e serviços.

Deverão as autarquias definir e implementar medidas que contrariem essas tendências, e revitalizem o comércio e serviços, e, consequentemente, contribuam para a fidelização e sensibilização da população em reconhecer o comércio local como alternativa sustentável nos seus hábitos de consumo.

Por outro lado, reposicionar o comércio local, afirmando-o como espaço de consumo consolidado e o reconhecimento do seu valor enquanto património insubstituível na afirmação no concelho constituindo-se como parte integrante da memória coletiva das populações, é mais um dos objetivos a alcançar.

Com o desenvolvimento desta iniciativa pretende-se fomentar o comércio local na época natalícia, assim como, a promoção, a dinamização e revitalização do comércio do concelho.

Consulte a informaçãodas regras da iniciativa  A Tradição de Natal é no Comércio Local.pdf: