25 setembro 2015

Mês sénior

A tasquinha dos Avós

Em 1991 foi instituído pela (ONU) Organização das Nações Unidas o Dia Internacional do Idoso que é comemorado, anualmente, a 1 de Outubro e que tem por objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Seguindo este propósito e conscientes do enorme valor que representa este capital humano e para homenageá-los a Câmara Municipal de Arraiolos, as instituições de apoio e serviços a idosos do concelho, o Agrupamento de Escolas de Arraiolos, a UCC de Arraiolos e Unidade e Saúde Familiar Matriz vão dedicar o mês de Outubro à população sénior promovendo um conjunto de atividades para e com os idosos, procurando envolver todas as idades, o que irá proporcionar elos de ligação entre várias gerações.

O programa inicia-se no dia 1 de Outubro com um almoço convívio que reúne seniores de todas as localidades do concelho animado pela Acordeonista Sara Pessoa, ao mesmo tempo que se abrem as portas para o Espaço AO ENCONTRO DOS SABORES E DOS SABERES , a decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Outubro 2015 , no Arraiolos Multiusos. Aqui os visitantes para além de poderem encontrar os melhores produtos da horta, têm a oportunidade de apreciarem e adquirirem trabalhos elaborados pelos idosos, tomar um reconfortante chá acompanhado pelos docinhos da avó e na Tasquinha dos Avós fazer um roteiro gastronómico num ambiente onde sabores singelos preparados por mãos sábias se cruzam com música palavras e poetas .

Seguem-se no decurso do mês de Outubro momentos de Conversas com a saúde, que terão lugar em todas as localidades do concelho, dinamizadas pela UCC de Arraiolos e a Unidade de Saúde Familiar Matriz.

Numa lógica intergeracional e interinstitucional, durante o mês de Outubro, conjugando momentos de convívio e de aprendizagem, de mãos dadas com os séniores, as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo vão juntos à descoberta do concelho.

Tendo por objetivo implicar os agentes locais na promoção de um envelhecimento ativo e participado e contribuir para a valorização do idosos e aumento da sua auto-estima, estabelecimentos comerciais e de serviços do concelho aderentes ao Mês Sénior irão proporcionar, durante o mês de Outubro, descontos para residentes no concelho com idade igual ou superior a 65 anos. Para informações os seniores devem dirigir-se às Câmara Municipal, Associações de Reformados e Idosos do concelho , Santas Casas da Misericórdia de Arraiolos e Vimieiro e Centro Social e Paroquial de Arraiolos e de S. Pedro da Gafanhoeira .

Aqui fica o convite para participar e visitar.

A tasquinha dos avos.jpg

Mes Sernior32015.jpg