05 fevereiro 2015

Alerta Tempo Frio

As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apontam para tempo frio entre as 08:00h do dia 05FEV2015 e as 8:00h do dia 08FEV2015 (que prevê valores de 1ºC a -1ºC de temperatura mínima). Tome as precauções aconselhadas.

Face às previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em que emitiu Aviso AMARELO para TEMPO FRIO entre as 08:00h do dia 05FEV2015 e as 08:00h do dia 08FEV2015 (que prevê valores de 1ºC a -1ºC de temperatura mínima), de acordo com as previsões meteorológicas disponibilizadas, salienta-se:

- Persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Assim recomenda-se a observação por parte da população das seguintes medidas de auto proteção:

Face à diminuição das temperaturas (frio), recomenda-se a observação das seguintes medidas de auto proteção:

- Evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;

- Usar várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;

- Proteger as extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol);

- Ingerir sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor;

- Ter atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

- Ter especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, tais como crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas.

Recomenda-se ainda:

- Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;

- Assegurar uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras;

- Evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos Antes de se deitar;

- Ter atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva;

- Ter especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

- Se necessário, através da Linha Saúde 24 (808 24 24 24) poderão ser obtidos esclarecimentos adicionais sobre os efeitos do frio na saúde, medidas de autoproteção ou ser devidamente encaminhados para os serviços de saúde quando se justifique.

- Acompanhamento das previsões meteorológicas em www.ipma.pt

Recomenda-se ainda a consulta da informação disponível nos sítios da internet da Câmara Municipal de Arraiolos (www.cm-arraiolos.pt), da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (www.ipma.pt), da Direção-geral de Saúde (www.dgs.pt) e da ARS Alentejo (www.arsalentejo.min-saude.pt).