04 outubro 2019

Arraiolos – CED para gatos errantes

Gatos esterilização.jpg


Arraiolos – CED para gatos errantes



A Câmara Municipal de Arraiolos através do serviço veterinário está a realizar uma campanha de esterilização de gatos que deambulam nas ruas das diversas freguesias do concelho.


Com o número de gatos existentes nas ruas a aumentar a “CED - Captura – Esterilização – Devolução” é uma resposta para evitar o aumento desmedido de gatos errantes e, simultaneamente, intervir para evitar situações graves para a saúde pública.


Esta ação que envolve cuidados médico-veterinário, alimentação e socialização visa o bem estar animal e evitar problemas maiores aos munícipes.


O controlo da reprodução e da população de gatos errantes é importante para a defesa da vida animal, mas responsabiliza também quem os alimenta, formando um elevado número de colónias, locais que são muitas vezes propícios ao aparecimento de doenças, maus cheiros e outros problemas para o ambiente e para a segurança dos cidadãos.


Refira-se que a legislação (Portaria n.º 146/2017de 26 de abril) prevê “que os animais capturados sejam esterilizados e marcados com um pequeno corte na orelha esquerda, registados e identificados eletronicamente, e desparasitados e vacinados contra a raiva ou outras medidas profiláticas obrigatórias ou consideradas no plano de gestão da colónia.”​