27 janeiro 2020

Arraiolos – Combate ao Insucesso Escolar

Plataforma + Cidadania

Com a presença da Câmara Municipal de Arraiolos, Agrupamento de Escolas de Arraiolos, CIMAC, Lusoinfo e encarregados de educação, no Arraiolos Multiusos, dia 21 de janeiro, realizou-se o lançamento publico da plataforma + Cidadania, iniciativa dirigida à comunidade escolar e cujo conteúdo abrange os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.

Esta iniciativa resulta da parceria entre o Município de Arraiolos e a CIMAC é parte integrante da estratégia subjacente ao programa Intermunicipal de Combate ao insucesso Escolar, procurando ainda “contribuir para a redução e prevenção do abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade.”

No contexto deste projeto foram realizadas sessões de formação para os professores e para todos os alunos do 1º ciclo do concelho, de forma a apresentar as mais-valias desta plataforma para o processo educativo.

A “Plataforma favorece a realização de atividades lúdicas e dinâmicas, envolvendo os diversos atores da comunidade educativa, numa rede capaz de promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores que ajudam as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade.”
Refira-se que para além dos conteúdos programáticos referentes ao 1º ciclo, o plataforma promove também o conhecimento sobre Cidadania e Património Local dos diferentes Municípios aderentes.