21 junho 2018

Arraiolos na Gala das 7 Maravilhas

Arraiolos estará na Cidade de Tomar dia 26 de Agosto


7 Maravilhas à Mesa ® - Mesa de Arraiolos

No próximo dia 26 de agosto, em Tomar, Arraiolos vai defender na Gala das 7 Maravilhas, a nossa gastronomia e o nosso património.

A Gala será transmitida pela RTP1 e o vencedor será encontrado através de votação do público.

Esperamos o seu apoio.

A mesa procura aliar a tradição e o património material e imaterial, dando notas de sabores distintivos das iguarias gastronómicas da Vila. Foram selecionados pratos que contextualizassem as vivências passadas e que as aliassem aos recursos endógenos e potencialidades do local. Por este motivo, integrou-se o vinho, a empada de Arraiolos®, uma sopa “Fatias de Alho”, um prato de peixe (Cação) e um prato de carne (Lombinhos de Borrego em Migas de Tomate). Todos os produtos se enriquecem mutuamente por aliarem sabores e contextos.

Em pormenor, é de referir que os pratos apresentados são fruto da tradição associada ao consumo do porco, do borrego e do cação. São pratos fortes, ricos em especiarias, em ervas aromáticas, sempre entrelaçados com o pão alentejano, e que, aliados ao vinho selecionado (concelho de Arraiolos) faz potenciar a sua intensidade. Associamos a isto toda uma história e passado de um povo, representado pelo Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e pelo Castelo de Arraiolos (Monumento Nacional).

A entidade promotora da MESA DE ARRAIOLOS é o MUNICÍPIO DE ARRAIOLOS.