14 março 2018

Câmara Municipal e SEPNA fazem sessões com a população

Mantem-te informado

O Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Arraiolos, em parceria com a Guarda Nacional Republicana - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) realizou ações de sensibilização no concelho de Arraiolos, sobre as obrigações decorrentes da legislação de limpeza de terrenos, bem como da preservação da natureza e do meio ambiental.

Foram realizadas reuniões em todas as Freguesia – Arraiolos, Vimieiro, Igrejinha, S. Gregório, Vale do Pereiro, S. Pedro da Gafanhoeira e Sabugueiro - .

Refira-se que a limpeza dos terrenos e criação da faixa de proteção deve respeitar as normas indicadas:

Criar uma faixa de proteção de largura não inferior a 50 metros, a partir da parede exterior do edifício e executada pelo detentor do terreno;

• As copas das árvores têm que distanciar entre si, no mínimo, 4 metros;

• As árvores têm que ser desramadas até 4 metros acima do solo. Para árvores com altura inferior a 8 metros, desarma-se apenas a metade inferior (50% da árvore)

• As árvores e arbustos têm que estar a mais de 5 metros dos edifícios. Evitar a projeção das copas sobre os telhados.

A Câmara Municipal de Arraiolos considerou da maior importância as medidas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Arraiolos no sentido de “assegurar o funcionamento de todos os organismos, de forma a tratar e divulgar a informação, sendo que quanto maior for o conhecimento transmitido à população, melhor será a resposta em caso de emergência e as probabilidades de minorar consequências gravosas”.

sessao_sepna cma.jpg