22 agosto 2018

Exposição - Edificações Religiosas no concelho de Arraiolos

Centro Interpretativo Mundo Rural em Vimieiro

A Exposição "Edificações Religiosas no Concelho de Arraiolos” vai estar patente no Centro Interpretativo do Mundo Rural em Vimieiro de 3 de agosto a 14 de outubro de 2018.

A exposição poderá ser visitada de quarta a domingo das 10:00/13:00 horas e das 14:00/18:00 horas (encerrando no último fim de semana de cada mês)

A exposição integra imagens e informação sobre este importante património edificado do concelho de Arraiolos.

Refira-se que o Concelho de Arraiolos com mais de oito séculos de história, território onde a ocupação humana remonta ao IV Milénio a.C. , possui um vasto património cultural, histórico e edificado que aliado ao artesanato e à gastronomia locais, bem como à paisagem natural e outros recursos endógenos fazem deste concelho um lugar distinto que merece a sua visita.

O Centro Interpretativo do Mundo Rural é um projeto museológico da Câmara Municipal de Arraiolos que “se pretende constituir como memória do mundo rural alentejano entre as últimas décadas do século XIX (lei de desamortização dos baldios) e meados do século XX (introdução da mecanização na agricultura alentejana), época de injustiças, pobreza e dura labuta para a grande maioria da população. A divisão dos diferentes trabalhos e das épocas do ano em que eram realizados, bem como as festas, romarias e costumes tradicionais foram o mote para relembrar esses tempos e difundi-los pelas gerações mais novas.”

expo edificação Vimeiro Mundo Rural.jpg