04 abril 2017

Chegaram as férias da Páscoa

Arraiolos – EB1 e Jardins de Infância fazem bolos fintos

arraiolos _bolos.jpg

A Escola EB1 de Arraiolos e os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Arraiolos prepararam o último dia de aulas deste período, com atividades ligadas a tradições e usos antigos.

Com o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos, da Junta de Freguesia de Arraiolos, da Associação Social Unidos de Santana do Campo, da Associação de Reformados de Santana do Campo e da Copcampo, as crianças tiveram oportunidade de amassar os bolos fintos e sentir o calor do forno onde foram cozidos.

A azafama foi grande.

Entre sorrisos largos revivemos momentos inapagáveis em memórias sãs, que as avós relembram de tempos idos.

O cheiro da lenha que arde no forno do povo aviva os cheiros e as lembranças.

Sabemos que tem origem na essência das ervas doces e outros ingredientes, que se dão a conhecer apenas no final da cozedura, ou só mesmo no sabor.

A temperatura do forno estava boa.

Disso sabemos porque a “Ti Ilda” já deitou a farinha e calculou a cor que ganhou no contacto com a cinza quente.

O forno foi ògado em fortes lanços do pano molhado em água fria.

As avós dos alunos riem. Mais que os netos.

Esta foi uma manhã diferente, em Santana do Campo, entre ruínas romanas seculares, assentes em pedras milenares onde ganham ânimo os jogos tradicionais a que a Associação Social Unidos de Santana do Campo chama “jogos de ontem/tradições de sempre”.

Joga-se ao berlinde e rolam os carrinhos de rolamentos, coisa que poucos tinham feito nos seus tenros anos de idade.

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos referiu que foi uma “boa iniciativa da Escola que proporcionou um final de período escolar diferente para estes alunos, em contato com as tradições da nossa terra, uma característica importante do nosso concelho, o que também só é possível pela colaboração da comunidade escolar, associações e trabalhadores da Escola e do Município”.

Estavam bons os bolos. Boas férias da Páscoa.