30 novembro 2017

Arraiolos - Abastecimento Público de Água

Autarcas de Arraiolos e Montemor-o-Novo preocupados com o Abastecimento Público visitaram a Barragem dos Minutos onde João Oliveira anunciou iniciativa legislativa para investimento nas redes de água.

João Oliveira (Deputado do PCP pelo Círculo Eleitoral de Évora), e as autarquias de Montemor-o-Novo e Arraiolos representadas, pela Sra. Presidente Hortênsia Menino e pelos Srs. Vereadores António Pinetra e Gil Pegado, e a Sra. Presidente Sílvia Pinto e o Sr. Vereador Jorge Macau, respetivamente, visitaram a Barragem dos Minutos, por iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP.

João Oliveira, defendeu o investimento para "reduzir perdas e desperdícios" na sua declaração sobre a seca e o abastecimento público, nesta deslocação à Barragem dos Minutos, à qual se seguiu uma reunião com a Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos.
Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos considera que a inclusão e concretização, no Plano de Investimento da Agda - Águas Públicas do Alentejo, do abastecimento para o concelho de Arraiolos é fundamental para que no futuro se possa responder melhor a situações de seca prolongada.

Hortênsia Menino Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo lembrou que as medidas a tomar devem respeitar a autonomia das Câmaras Municipais, sendo essa a melhor forma de defender as populações.

João oliveira anunciou a apresentação de uma proposta legislativa que permita às autarquias aceder aos fundos comunitários, alterando as regras do POSEUR para concretizar os investimentos necessários de forma a "renovar redes existentes e evitar perdas, mas também para modernizar (como é o caso da tele-gestão em Montemor-o-Novo), sendo que esta é uma questão com impacto a nível nacional e não apenas na nossa região."