10 novembro 2017

Lançamento do livro "Jornadas do Património"

“A arqueologia no concelho de Arraiolos”.

A Câmara Municipal de Arraiolos lançou o livro “Jornadas do Património” resultado da realização desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Arraiolos, em 2016, tendo a colaboração do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades, da Universidade de Évora, representado pelo historiador arraiolense Bruno Lopes.

A realização das Jornadas do Património insere-se numa estratégia global do Município, para valorização e divulgação do património cultural local nas suas mais variadas vertentes.

O livro teve como coordenador Rui Miguel Lobo e inclui as comunicações de Ana Bica Osório, André Carneiro, Florbela Vitorino, José Macau, Leonor Rocha, Ricardo Costeira da Silva, Sara Oliveira Almeida e Telmo Sardinha, onde o tema é “A arqueologia no concelho de Arraiolos”.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, considera em nota de apresentação que a “dinamização de encontros que fomentam o aprofundamento do conhecimento do nosso território e da nossa história são fundamentais numa perspetiva de valorização do nosso património e da nossa cultura. Só conhecendo o nosso passado é que podemos construir o futuro de uma forma consolidada.”

O livro inclui as seguintes comunicações :

- Jornadas do Património: A Arqueologia no Concelho de Arraiolos/Rui Miguel Lobo

- Evidências de vida no mundo dos mortos: o megalitismo do concelho de Arraiolos/Leonor Rocha

- Ocupações antigas de Arraiolos: um discurso em construção/Sara Oliveira Almeida e Ricardo Costeira da Silvo

- Do chão à refeição: estudo da produção de cerâmicas de S. Pedro de Arraiolos no Bronze Final/Ana Bica Osório

- As casas dos deuses. A propósito do templo romano de Santana do Campo/André Carneiro

- De Território Romano a Condado Medieval: A transição na ocupação do espaço da época romana para a medieval no concelho de Arraiolos/Telmo Sardinha

- Os SIG no contexto arqueológico: uma ferramenta de representação, divulgação e análise espacial/José Macau

- O Património Arqueológico no Plano Diretor Municipal de Arraiolos/Florbela Vitorino

Ficou evidenciada a importância histórica e cultural, bem como a riqueza que o concelho encerra em termos de Património Arqueológico, com elevado potencial para o conhecimento sobre a ocupação humana do território, o seu estudo, a sua identificação e preservação.