16 junho 2017

Marchas Populares 2017

Marchas Populares do Concelho de Arraiolos

Escolhem-se temas, enaltecem-se os Santos Padroeiros, as tradições locais, as Vilas e Aldeias.

Arraiolos enche-se do colorido dos fatos e da alegria da música.

Fazem-se cantigas, roupas, adereços e coreografias que guardam em segredo até ao dia da apresentação.


Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, saudou as doze marchas participantes e enalteceu o papel do associativismo, o trabalho voluntário e a participação de centenas de pessoas nesta iniciativa.


Os Santos Populares são festejados em todo o país e constituem uma tradição enraizada nos hábitos dos portugueses.

Em Arraiolos fizeram história as fogueiras de S. João, os “Mastros” na Rua do Castelo, na Rua Fria ou na Rua Santo Condestável.

Tanto quanto memórias vivas nos dão conta foram ao longo de todo o século XX, iniciativas de cariz mais ou menos popular, muitas vezes quase espontâneas, onde se engalanavam ruas e a sardinha assada tinha presença assegurada.


Nos anos oitenta do século passado ainda se realizaram alguns destes “Mastros” ou “Arraiais” tendo o Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos organizado as “Marchas Populares” no limiar da última década do século XX.


Foi porém no ano de 1999 que as “Marchas Populares” vieram para ficar.

A adesão popular foi notória e, conjuntamente, a Câmara Municipal de Arraiolos, a Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos e o Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Arraiolos, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, surgiu o incentivo necessário à continuidade desta iniciativa, que a Câmara Municipal de Arraiolos continua a apoiar.


Neste ano de 2017 participaram as seguintes marchas:

- Marcha Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro - Marcha Popular da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro - Marcha de S. Pedro Da Gafanhoeira - Marcha Pela Vida - Núcleo Dadores Benévolos de Sangue de Arraiolos - Marcha de Santana do Campo - Marcha de Santa Justa - Marcha da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos das Ilhas - Marcha do Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos - Marcha do Centro Social, Recreativo, de Cultura e Desporto de Igrejinha - Marcha Popular do Bairro da Manizola - Marcha de S. Gregório - Marcha da Sociedade Recreativa Irmãos Unidos do Sabugueiro.