06 junho 2019

Marchas Populares 2019

Arraiolos - 14/06/2019

Marchas Populares atuação.jpg

No próximo dia 14 de junho, Arraiolos recebe as marchas populares, com o desfile das 12 marchas participantes a iniciar-se pelas 20:30 horas na Praça do Município, seguindo-se a sua apresentação no “Arraiolos Multiusos”.

Durante os últimos meses foram escolhidos os temas, enaltecendo os Santos Padroeiros, as tradições locais, as Vilas e as Aldeias, bem como as instituições organizadoras, culminando num mar de cores onde o matiz dos fatos e a alegria da música se traduzem em cantigas e coreografias populares.

Sendo os Santos Populares festejados em todo o país, com tradição enraizada nos hábitos dos portugueses, podemos afirmar que o concelho de Arraiolos mantém vivas as memórias dos “Mastros” doutrora.

Refira-se que nos finais do século passado ainda se realizavam alguns desses “Mastros” ou “Arraiais”, sendo que em 1999 as “Marchas Populares” vieram para ficar, com elevada adesão popular e pela ação conjunta da Câmara Municipal de Arraiolos, da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos e do Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos.

Neste ano de 2019 participaram as seguintes marchas:

- Marcha Popular da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro - Marcha de S. Gregório - Marcha de S. Pedro Da Gafanhoeira - Marcha da Sociedade Recreativa Irmãos Unidos do Sabugueiro - Marcha da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos das Ilhas - Marcha do Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos - Marcha de Santa Justa – Marcha Furões e Afuranados – Marcha de Santana do Campo – Marcha de Santo António de Vimieiro - Marcha do Centro Social, Recreativo, de Cultura e Desporto de Igrejinha - Marcha do Bairro da Manizola.