20 outubro 2015

Mostra Gastronómica 2015

Abre dia 30 de outubro a Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos.

A Mostra Gastronómica, a Feira do Tapete e o Festival da Empada trazem os nossos sabores e saberes, ao Arraiolos Multiusos, até dia 8 de novembro.

Este certame promovido pela Câmara Municipal inserem-se na ação municipal de divulgação e promoção das potencialidades do concelho e representa um momento importante para quem deseja conhecer mais da arte e do saber, que a história trouxe até aos nossos dias.

A cozinha Arraiolense refletindo o “tempo” do ciclo das culturas, tal como a tradicionalidade do artesanato que o “Tapete de Arraiolos” tão bem representa, são exemplos claros do mundo imenso da nossa tradição.

Na nossa gastronomia encontramos também os enchidos e os vinhos, os queijos e o mel, a empada e o pastel de toucinho, os doces conventuais e os licores, numa mistura de sabores vindos de tempos imemoráveis que chegaram aos nossos dias e cuja produção urge potenciar, a par de outros produtos endógenos, no concelho e na Região do Alentejo.

O programa que integra a gastronomia, o festival da empada e o artesanato mais representativo de Arraiolos – O Tapete de Arraiolos -, bem como um conjunto de produtos locais ligados à terra e ao sector do turismo, tem ainda uma componente de animação cultural, exposições e espetáculos.

Programa 2015.jpg