01 junho 2015

“O Tapete está na Rua 2015”

De 5 a 10 de junho em Arraiolos

Nos próximos dias 5 a 10 de junho o evento “O Tapete está na Rua” é mais um “ponto” no “tapete” da dinamização da economia local.

O Centro Histórico de Arraiolos terá as suas ruas cheias da cor e da tradição do Tapete de Arraiolos, com propostas que integram espetáculos, exposições, mercado medieval e um conjunto de atividades culturais e de animação.

Na Praça do Município “lança-se” o “maior tapete de Arraiolos feito em Arraiolos” e entre “saberes” bordam-se os “sabores” das empadas, pasteis de toucinho, cavacas, doces conventuais, compotas, pão, figos da índia, enchidos, queijos, vinhos e licores.

Este evento que reafirma a importância histórica, cultural, social e económica do nosso mais genuíno artesanato, será um momento de extrema relevância no processo de candidatura do Tapete de Arraiolos a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, processo que decorre com a ERT-Alentejo e Ribatejo.

O “Tapete está na rua'2015” pretende contribuir para a defesa e salvaguarda do “Tapete de Arraiolos”, procurando realçar a sua importância para a produção local, pelo valor histórico e cultural que representa para o concelho e para o país, bem como da necessidade da sua certificação, dando cumprimento à legislação aprovada com esse objetivo.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, considera que “O Tapete está na Rua” é uma proposta para a “dinamização da economia local, para a preservação e valorização do Tapete de Arraiolos, para a promoção do concelho, bem como uma proposta de animação cultural diversificada, onde as exposições e os diversos espetáculos integram o objetivo duma programação abrangente e de interação com a comunidade local.”

Durante o evento visite o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, o Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro, o nosso património histórico e monumental. Conheça a nossa gastronomia e os nossos vinhos e fique mais um dia nas unidades alojamento de turismo de Arraiolos.