04 junho 2015

O Tapete está na Rua 2015

Convite - Dia da Tapeteira

Arraiolos – Terra de Tapetes e o seu Centro Histórico requalificado têm o ensejo, entre 5 e 10 de Junho de 2015, de mostrar a sua mais nobre arte – o Tapete de Arraiolos.

Dependurado entre janelas e varandas sobre o casario branco com vincado rodapé, qual barra de tapete entre um fundo definido, o Tapete de Arraiolos confia às ruas e praças desta Vila Alentejana toda a sua história e matiz de mil cores.

Manifestação artística conhecida em todo o mundo, os Tapetes de Arraiolos ocupam um lugar de destaque entre as artes em Portugal. A sua origem em Arraiolos é uma história longa de séculos.

Mas como refere Armando Alves (autor do Monumento à Tapeteira) foram as tapeteiras que “pacientemente dominaram os motivos de pássaros, flores, medalhões, palmetas e barras geométricas, desenvolvendo uma arte decorativa por excelência, que se instalou no quotidiano das populações.

Os tapetes estão intimamente ligados ao modo de vida e à sociabilidade de Arraiolos proporcionando momentos únicos de familiaridade: é ver os grupos de mulheres sentadas à sombra das casas e dos muros, nos dias longos e luminosos, bordando pacientemente os tapetes que depois se instalam no interior das habitações.

As tapeteiras são, ainda hoje, o alicerce de um circuito cultural que liga a casa à rua, Arraiolos e o resto do mundo.”

A Câmara Municipal procura desta forma lembrar as gerações e gerações de tapeteiras que os fizeram chegar aos nossos dias.

Visita tapete na rua 15 transportes.jpg