31 março 2015

Sabugueiro - “À conversa com a população”

A Câmara Municipal de Arraiolos abriu um espaço de encontro com as populações e as instituições: “À conversa com a população”.

Sabugueiro - “À conversa com a população”

Neste espaço pretende-se escutar a população, estabelecer estratégias de intervenção consonantes com a necessidade de encontrar respostas adequadas, para mais qualidade de vida, num concelho melhor.

No contexto descrito, dia 30 de março de 2015 teve lugar uma visita ao Sabugueiro e às instituições da localidade, a que se seguiu uma reunião com a população.

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos e os vereadores Joaquim Páscoa e Jorge Macau, conjuntamente com os membros da Junta de Freguesia António Vermelho e Rui Falcão falaram com a população, depois de percorrerem a Aldeia do Sabugueiro, nomeadamente, o Loteamento das Borqueiras, o Polidesportivo, o Largo Santa Clara, o Jardim de Infância o recreio da Escola EB1, o exterior do Posto Médico, o Lar e Centro de Convívio da Associação de Idosos e Reformados da Freguesia do Sabugueiro, a Junta de Freguesia de Sabugueiro e outros locais da Aldeia, inteirando-se da situação de diversos aspetos das intervenções e obras em curso.

Numa localidade onde a atividade agro-pecuária tem relevância sócio-económica, as acessibilidades e caminhos rurais ocuparam parte significativa deste encontro.

A ação da Associação de Idosos e Reformados da Freguesia do Sabugueiro (com as valências de Centro de Convívio, Centro de Dia e Lar), da Associação de Jovens do Sabugueiro, da Sociedade Recreativa Irmãos Unidos de Sabugueiro e do União Futebol Clube de Sabugueiro esteve presente nesta reunião, sendo que a sua relevância na vida económica, social, cultural e desportiva é fundamental no esforço coletivo que o Poder Local Democrático e o movimento associativo integram, na procura de respostas eficazes, para o futuro do Sabugueiro.

A envolvente ao Polidesportivo junto ao Largo Santa Clara, a acessibilidade na Ribeira do Sabugueiro e a atividade do movimento associativo foram os principais temas discutidos, a par da questão dos arruamentos.

Sobre os resíduos, o saneamento e abastecimento público de água, a Sra. Presidente abordou a situação decorrente da aprovação a que foi obrigada a autarquia, relativamente a novos Tarifários subjacentes ao Serviço de Saneamento de Águas Residuais e ao Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e correspondentes Tabelas de Preços, resultado de um imperativo legal em cumprimento da atual legislação dos respetivos setores, bem como das recomendações da Entidade Reguladora da Água e Resíduos (ERSAR), com implicações na vida familiar dos munícipes, pelos aumentos que se vão verificar.

Sílvia Pinto terminou a reunião com a população reafirmando a necessidade de “partilhar e ideias e em conjunto estabelecer prioridades” face à premência de utilizar de forma eficaz os meios da Câmara Municipal de Arraiolos, cada vez mais limitados pela política de afronta e retirada de autonomia financeira aos Municípios.