20 fevereiro 2018

Sessão - Sismos e Segurança

Biblioteca Municipal de Arraiolos

Com alguma frequência a Região de Arraiolos tem sido atingida por crises sísmicas, como as que aconteceram no inicio deste ano.
O sismo de 15 de janeiro, de magnitude 4,9 na escala de Richter, com epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, que não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido foi sentido em Portugal continental, veio levantar algumas interrogações sobre estes fenómenos naturais, cujas consequências poderão ser graves.
Muitas são as questões que se levantam, nomeadamente, por que é que isso acontece e o que é que a ciência pode dizer sobre isso.
Neste contexto a Câmara Municipal de Arraiolos leva a efeito no próximo dia 2 de março uma sessão de esclarecimento, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Arraiolos, sita na Praça da República, com a colaboração do Instituto de Ciências da Terra, Universidade de Évora – Escola de Ciências e Tecnologias – ECTUE e Centro Ciência Viva de Estremoz – CCV Estremoz.
Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos considerou “importante que se perceba o fenómeno, sem criar alarmismos entre a população, tendo por isso a autarquia, antes de mais procurado uma abordagem científica, não especulativa e esclarecedora”.
Neste contexto a sessão terá a participação do Prof. Dr. Rui Dias e Prof. Dr. Bento Caldeira (Universidade de Évora – Escola de Ciências e Tecnologias – ECTUE), Instituto de Ciências da Terra – ICT e Centro Ciência Viva de Estremoz – CCV Estremoz.

A3 Sessão esclarecimento Sismos e Segurança Arraiolos.jpg