06 abril 2020

Tapete de Arraiolos – 7 Maravilhas da Cultura Popular

“7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria de Artesanato

TapetesArraiolos-01.png

É com muito orgulho que anunciamos que o Tapete de Arraiolos está entre os nomeados do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria de Artesanato.
Este concurso, que em breve terá início na RTP, é uma forma divertida e lúdica de promoção e divulgação da cultura portuguesa, dando-se destaque a expressões imateriais que fortalecem o sentimento identitário e de pertença de muitas pessoas pelo seu território e pelas suas tradições, em muitos lugares, aldeias, vilas e cidades do nosso país.
Assim, a Câmara Municipal de Arraiolos, não poderia deixar de promover a candidatura do Tapete de Arraiolos, uma das mais importantes expressões artesanais, artísticas e imateriais do nosso país, e da qual muito nos orgulhamos por ter tido origem neste concelho.
Tal como ambicionávamos e fazendo jus à relevância e dimensão que o Tapete de Arraiolos tem no panorama da cultura popular portuguesa, após fase prévia de apreciação, o painel de especialistas do concurso incluiu o Tapete de Arraiolos entre os nomeados.

Nesta fase, apelamos a todos aqueles que gostam e apreciam esta multissecular expressão artesanal para que apoiem esta candidatura e que com o seu voto possam contribuir para que os “nossos” Tapetes de Arraiolos possam ser considerados uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no que seria uma bela recompensa e homenagem às várias gerações de homens e mulheres que neste concelho desde há vários séculos se têm dedicado a esta tradição.