12 agosto 2016

Universidade de Évora estuda Menir

“Menir das Caeiras”, situado na freguesia de Vimieiro.

A Câmara Municipal de Arraiolos tem vindo a colaborar com a Universidade de Évora em vários trabalhos Arqueológicos, fornecendo apoio logístico. Recentemente colaborou no estudo e nas escavações que foram desenvolvidas no “Menir das Caeiras”, situado na freguesia de Vimieiro, Concelho de Arraiolos, por parte de sete alunos e de uma docente de Arqueologia da mesma Universidade.
O Concelho de Arraiolos é rico em património histórico-arqueológico, nomeadamente a nível do Período Romano e da Pré-História recente.
O “Menir da Caeiras” é um menir isolado de grandes proporções, com mais de cinco metros de altura e cerca de nove toneladas de peso e tem revelado informações de grande relevo sobre a sua utilização na Idade do Bronze e no Período Romano.
Os trabalhos práticos dos alunos em Arraiolos decorreram, numa primeira fase, até ao dia 29 de Julho, podendo vir a realizar-se mais trabalhos em Outubro, com alunos do Mestrado de arqueologia da Universidade de Évora.