26 janeiro 2016

Modernização - acesso à informação e serviços municipais

Câmara Municipal de Arraiolos irá disponibilizar aos municípes novos serviços on -line, acesso a requerimentos e outras funções e prepara “desmaterialização de processos”.

A Câmara Municipal tem pautado a sua atuação pela implementação contínua de medidas inovadoras, com recurso às novas tecnologias, no sentido de melhor servir os munícipes.

Neste quadro tem desde sempre pautado a sua ação no sentido de maximizar os recursos próprios e o Software livre (free software).

O projeto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), elaborado pelo Município de Arraiolos, através de recursos humanos próprios e com recurso, exclusivo, a software de código aberto e gratuito/free and open source software - caso singular entre os 59 municípios que compõem a Região Alentejo (NUTS II) é um exemplo reconhecido publicamente, onde o acesso à informação e as novas tecnologias são utilizadas para servir a comunidade.

Outro projeto que a Câmara Municipal de Arraiolos está a preparar é a “desmaterialização” dos serviços, tendo como objetivo melhorar o atendimento e dar maior celeridade aos processos, a par da poupança e da eficiência que estão inerentes às medidas nesta área. Este o projeto conta com o apoio da CIMAC e integra o “SAMA - Sistema de Apoios à Modernização Administrativa”.

O Núcleo de Informática e Inovação do Município de Arraiolos está a acompanhar os procedimentos de forma a planear a formação e posterior implementação do projeto.

Refira-se que o Município de Arraiolos procurou melhorar a comunicação com os munícipes tendo reforçado a utilização das novas tecnologias, com destaque para a colocação on -line do novo site do município e da presença nas redes sociais, na área da informação.