11 fevereiro 2015

Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, projeto promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, viu iniciarem as suas obras no dia 4 de Julho de 2011, no edifício do antigo posto da GNR, na Praça do Município.

O “Tapete de Arraiolos” ligado ao nosso concelho, pela sua origem na vila que lhe deu o nome, mundialmente conhecido, tem um significativo interesse cultural e sócio-económico.

A sua manufatura em Arraiolos num período anterior ao Séc. XV, atesta a importância destas verdadeiras obras de arte, cuja tradição queremos manter viva, sendo que a mais antiga referência aos Tapetes de Arraiolos remonta aos finais do Séc. XVI, conforme podemos confirmar no Inventário Municipal (Dr. Jorge Fonseca), com indicação da existência de ...hum tapete da teRa novo avalliado em dou millReis...” - documento datado de 1598.

Certo é ainda que as escavações arqueológicas realizadas na Praça do Município no inicio do Séc. XXI, sob a responsabilidade da Arqueóloga Ana Gonçalves, sem prejuízo de uma investigação mais pormenorizada, induzem o inicio da produção de tapetes em Arraiolos para uma fase anterior ao Séc. XV.

Por isso, o Município de Arraiolos reitera a necessidade de preservar, salvaguardar, certificar e dinamizar esta atividade artesanal e elemento identitário da nossa história, com a execução do projeto de iniciativa municipal do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, mas também com o cumprimento por parte das entidades competentes, da implementação do processo de certificação do Tapete de Arraiolos de acordo com a legislação aprovada, por unanimidade, na Assembleia da República.

CITA - Informação.pdf