Évora Capital Europeia da Cultura 2027 – Candidatura

Atualizado em 26/10/2021

#SENDO Biblioteca Pública de Évora – Évora 2027 Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura

A Biblioteca Pública de Évora, ou “Livraria” nas palavras do seu fundador Frei Manuel do Cenáculo em 1805, é a mais antiga biblioteca pública portuguesa, a primeira a ser aberta para o público com o objetivo de disponibilizar o acesso ao conhecimento à cidade e a todos que nela viviam.

O projeto Córtex Frontal, do concelho de Arraiolos, a associação “Oficinas do Convento”, de Montemor-o-Novo, o Centro Interpretativo dos Almendres, de Évora, o Figurado de Barro de Estremoz, o cante ou o fabrico artesanal dos chocalhos, os tapetes de Arraiolos e as mantas alentejanas, a olaria, a viola campaniça fazem parte com o projeto de residências artísticas da associação interdisciplinar O Espaço do Tempo, do coreógrafo Rui Horta, em Montemor-o-Novo, o observatório Dark Sky, em Alqueva, a associação cultural SHE – Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, e o laboratório de inovação Artéria Lab, da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, da responsabilidade da Comissão Executiva “Évora 2027”.

Esta comissão integra ainda a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida, Turismo do Alentejo e Universidade de Évora.