Os“lugares” de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura

Programa do projeto disponível para consulta em ficheiro anexo: Programa

Arraiolos será uma das sedes do Projeto “Chiado, Carmo, Paris” em 2023

Conferências e Exposições

O projeto “Chiado, Carmo, Paris”, nascido entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), vai na 15.ª edição e, criado e coordenado pelo Prof. José Quaresma (FBAUL), é em cada ano subordinado a uma temática, a uma ideia ou a um nome de um artista ou autor relevante, desenvolvendo-se em várias localidades e países. Nessa perspetiva abrangente, em cada ano realizam-se, em vários locais, exposições e conferências, e produzem-se ensaios por diferentes investigadores e conhecedores de referência da temática em apreço.

No ano de 2023, o distinto pintor arraiolense Dordio Gomes é em si o tema de todos os debates de ideias, exposições e do livro de ensaios e catálogo das obras especialmente produzidas no âmbito do projeto, onde se concentra toda a arte e informação produzida. É, pois, com um enorme orgulho e responsabilidade que a Câmara Municipal de Arraiolos, através do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA), se une a tão prestigioso projeto.

No passado dia 23 de fevereiro foi dado o pontapé de saída do projeto com a realização de uma conferência com vários autores e a apresentação ao público no Museu do Chiado, em Lisboa, do livro “Chiado, Carmo, Paris: Os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da Pintura”, onde se reúnem os contributos de um vasto leque de instituições, investigadores e artistas dedicados à obra de Dordio Gomes, seja através de apoio institucional, apresentação de ensaios ou produção de obras.

A Câmara Municipal de Arraiolos é este ano co-editora da publicação, em conjunto com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea e a Academia de Belas-Artes de Lodz, sendo a vila de Arraiolos um dos locais centrais do projeto, acolhendo uma exposição no CITA, uma sessão de apresentação do livro e catálogo e uma conferência com a presença de alguns dos investigadores convidados, que apresentarão comunicações sobre a obra de Dordio Gomes.

No vasto e completo programa da edição do “Chiado, Carmo, Paris” deste ano, Arraiolos surge lado a lado com as cidades de Lisboa, Porto, Paris, Granada, Bolonha e Lodz, epicentros do projeto ao longo do ano de 2023 e uma grande oportunidade para valorizarmos a obra imortal do arraiolense de excelência que foi Dordio Gomes.

Programa do projeto disponível para consulta em ficheiro anexo: Programa

Lista de documentos