Exposição “Prémio Dordio Gomes: Obras Finalistas”
Atualizado em 27/01/2026
publicado em 27 de janeiro de 2026
No dia 22 de janeiro teve lugar no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos a inauguração da Exposição “Prémio Dordio Gomes: Obras Finalistas”, na qual se apresentaram ao público as obras finalistas da 1.ª Edição do Prémio Dordio Gomes. Entre as 71 obras apresentadas a concurso, o júri, presidido por José Quaresma (Diretor do Curso de Pintura da FBAUL), escolheu 14 obras finalistas para constarem da Exposição, com curadoria de Fernando Rosa Dias (Historiador de Arte e Professor na FBAUL).
No decorrer da cerimónia de inauguração da Exposição foram também anunciados os três primeiros classificados do Prémio Dordio Gomes e as três menções honrosas atribuídas, tendo o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Jorge Macau, procedido à entrega dos respetivos diplomas às artistas.
O Prémio Dordio Gomes, de organização Bienal, foi instituído e organizado pelo Município de Arraiolos, tendo dois objetivos interligados. O primeiro consiste no incentivo à criação de obras de pintura que contribuam para a valorização contemporânea desta área artística, gerando oportunidades para exposição de obras de artistas emergentes, assim como a sua participação em residências artísticas. O segundo objetivo consiste na preservação e divulgação ativa do legado artístico e pedagógico de Dordio Gomes, artista plástico arraiolense de mérito nacional e internacional que manteve ao longo da sua vida um forte vínculo com a vila de Arraiolos.
Nesta 1.ª edição as obras premiadas e as menções honrosas foram as seguintes:
1.ª CLASSIFICADA
Ailleurs, de Neide Carreira
2.ª CLASSIFICADA
O Peixe, de Sara Cruz
3.ª CLASSIFICADA
s/ título, de Ana Matilde Milhano
MENÇÕES HONROSAS
Uma espécie de Suiseki, de Margarida Soeiro Carreiras
Edge, de Raquel Amorim
Antese, de Maria João Barcelos
Para conhecer as obras, pode visitar a Exposição no CITA até 22 de fevereiro.
