Saudação 8 de Março – Dia Internacional da Mulher
Atualizado em 03/03/2022Saudação
8 de Março – Dia Internacional da Mulher
A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem um profundo significado histórico e uma renovada atualidade que importa dar a conhecer às novas gerações.
Proposto em 1910 por Clara Zetkin – revolucionária alemã incansável, ativista na defesa dos direitos das mulheres – o dia internacional da mulher tinha como objetivo erigir a luta organizada das mulheres, em cada país, contra a exploração e opressão, pela conquista de direitos económicos, sociais, políticos e culturais, pela transformação da condição social das mulheres e pela sua emancipação. Um dia para dar força à luta de todos os dias.
Desde então, um longo caminho tem sido percorrido, pelo reconhecimento dos direitos das mulheres, na lei e na vida, pelo desenvolvimento, contra a guerra e pela paz.
As desigualdades, discriminações e violências sobre as mulheres permanecem como uma realidade no Mundo contra as quais é necessário continuar a denunciar no Dia Internacional da Mulher, como na afirmação da solidariedade para com a luta das mulheres em cada País pela igualdade, desenvolvimento e soberania dos seus povos.
Em Portugal a cada avanço nos direitos das mulheres, plasmados na sua forte participação no mundo do trabalho, em áreas como a cultura, a educação, a saúde, a ciência e investigação é acompanhada por obstáculos que permanecem e que impedem a igualdade no trabalho e na vida, patentes na precariedade laboral, na desvalorização do trabalho das mulheres, das suas competências e carreiras.
Comemorar o 8 de Março é dar força à luta das mulheres de todos os dias na exigência de igualdade no trabalho e na vida, pelo cumprimento dos seus direitos.
Os órgãos de poder aos seus mais variados níveis tem responsabilidades na promoção da igualdade no trabalho e na vida e pelo cumprimento dos direitos das mulheres.
Nesta data, a Câmara Municipal de Arraiolos saúda todas as mulheres.
Arraiolos, 2 de março de 2022
Aprovada, por unanimidade