Arraiolos – Intervir e desenvolver o concelho
Atualizado em 03/11/2021Na deslocação realizada a algumas das obras a decorrer nas freguesias do concelho de Arraiolos, Sílvia Pinto Presidente da Câmara Municipal e os vereadores Jorge Macau, João Campos e Defina Lima percorreram o futuro Parque de Feiras em Arraiolos e a obra para construção da ligação pedonal entre os Bairros da Manizola e da Cruz da Barreta.
Fábio Amendoeira, Técnico Superior do Município, guiou a visita entre as velhas oliveiras (preservadas e protegidas pela obra) as quais irão pontuar o percurso que nos levará pelo passadiço ao Parque Desportivo da Manizola.
Sílvia Pinto realçou a importância desta ação na melhoria das infraestruturas elétricas, de comunicação e saneamento, bem como no pavimento a executar de forma diferenciada e adequada à função de cada espaço, numa área importante para a realização de atividades desportivas, de lazer ou eventos para dinamização da economia local, destacando ainda a melhoria das acessibilidades entre estas duas zonas habitacionais e o Centro Histórico de Arraiolos, cumprindo o objetivo de intervir, desenvolver e modernizar o concelho, implementando uma estratégia que promova o território, dinamize a economia, fixe população com a criação de emprego e leve ao desenvolvimento, com investimento na qualificação do espaço público e na criação de condições para o surgimento de novas empresas.
Como tem sido afirmado, a Câmara Municipal de Arraiolos vem efetuando uma intervenção contínua em cada vila, em cada aldeia, em cada lugar do concelho, com o objetivo de melhorar as condições de vida das populações.
Neste contexto os eleitos municipais estiveram nas localidades de Arraiolos, Vimieiro, Igrejinha, Carrascal, Vale de Pereiro e Sabugueiro para avaliar a situação das obras em execução, nomeadamente, a Casa Mortuária de Arraiolos em fase de acabamento e a ampliação da Zona Industrial de Vimieiro onde decorrem a colocação de infraestruturas elétricas e rede de comunicações para dar respostas às solicitações e impulso na dinamização da economia local, com a disponibilização dos lotes para instalação de empresas.
Em Vimieiro foi também visitada a obra na Rua dos Celeiros e Rua de Avis, parte integrante da requalificação urbana/remodelação de infraestruturas, nomeadamente, com a substituição da conduta de águas, novos ramais, melhoria nas acessibilidades e nas condições de circulação pedonal e de veículos no centro urbano, a qual decorre de forma faseada para causar menos inconvenientes aos residentes.
Na Igrejinha foi aferido o andamento da alteração da conduta de água para melhoramento do abastecimento público, nesta fase com a sua substituição, desde o reservatório e em toda a extensão da Rua de Évora.
Em Vale do Pereiro a visita centrou-se na Rua da Estação, que recebe nova pavimentação, com calçada portuguesa, dando melhores condições aos residentes e solucionando os problemas de acessibilidades existentes e escoamento de águas pluviais.
Em S. Gregório decorre a colocação da rede de proteção no polidesportivo, o qual recebeu novo piso e novos equipamentos para a prática desportiva.
A visita terminou na Aldeia do Sabugueiro, onde está a proceder à requalificação do Largo de Santa Clara, com execução do projeto delineado para a área adjacente ao polidesportivo, solução há muito necessária, neste espaço desportivo e de lazer que ganha qualidade com a intervenção em curso.
Sílvia Pinto realçou que para além das obras visitadas “estão programadas, projetadas, terminadas ou em fase de conclusão intervenções no Cine Teatro de Arraiolos, nas piscinas municipais, na pista de atletismo, nas infraestruturas desportivas – campos padel em Arraiolos, Vimieiro e Igrejinha – , na beneficiação do campo de futebol de Santana do Campo – relvado sintético -, no arranjo de polidesportivo em Vale do Pereiro, na construção do “Dog Park” em Arraiolos, na remodelação da cobertura do Arraiolos Multiusos, na conservação e beneficiação de caminhos rurais, designadamente – colocação de saibro, regularização de pisos e valetas – , na limpeza de bermas de caminhos e estradas municipais no âmbito do Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios, designadamente, faixas de gestão de combustíveis, na Escola EB1 de Igrejinha, no arranjo da antiga EB1 das Ilhas para utilização por parte das crianças desta localidade, na zona pedonal e passadiço na Ribeira Vide em S. Pedro da Gafanhoeira, na alteração e adaptação do edifício da “Ceifeira” para a Centro Comunitário – Ilhas, no mercado municipal de Arraiolos, na valorização do Tapete de Arraiolos e no Centro de acolhimento ao turista, na reabilitação do Tanque do Leão (Igrejinha) e na conservação do Tanque do Olival (Arraiolos).
Esta ação vai permitir-nos usufruir de melhores equipamentos de utilização coletiva e de promover o desenvolvimento para um futuro melhor no concelho de Arraiolos.”