Projeto Viver Sénior | Música 2025
Atualizado em 09/05/2025
publicado em 9 de maio de 2025
A música tem um poder transformador e profundo que vai muito para além da aprendizagem de ritmos e melodias.
No projeto 𝐕𝐢𝐯𝐞𝐫 𝐒é𝐧𝐢𝐨𝐫 do Município de Arraiolos, a música é memória viva, é construção de novas experiências mas, sobretudo, encontro, sociabilidade, partilha e alegria. Ao cantar ou experimentar tocar um instrumento pela primeira vez, os participantes redescobrem-se.
• Na atividade de Coral reencontram-se emoções há muito adormecidas das melodias das suas vidas e outras de áreas desconhecidas, mas desafiantes. Aprende-se a afinar, a colocar a voz, a respeitar cada som e criam-se novos públicos, mais atentos.
• Com a aprendizagem de Cavaquinhos é este um verdadeiro ato de coragem e de descoberta. Gente com os dedos toldados pelo rigor de uma vida de trabalho no campo, mas ainda assim, com uma garra imensa quando se reconhece na vibração das cordas a capacidade da criação, que nunca acreditariam ser possível.
• No Grupo instrumental há a redescoberta! Quem já tocou e cantou no passado, seja individualmente ou em grupo, revive com grande intensidade as experiências já vividas.
Este projeto mostra como a música é ferramenta incontornável de estimulo da concentração, da coordenação motora, da audição ativa e um revitalizante imprescindível da memória. Mas talvez mais importante ainda seja o seu impacto social; é sentir que se pertence, que se é ouvido e que há um lugar reservado para cada um, tendo o poder da aproximação de pessoas, que quase uma vida inteira partilharam a mesma terra, mas não o mesmo tempo. Ao som de uma cantiga ou de um exercício, as distâncias desaparecem. As gargalhadas partilhadas, os olhos que brilham com as primeiras canções, o respeito mútuo quando cada um dá o seu melhor, constroem uma verdadeira comunidade feliz e motivada.
Aqui, canta-se não só com a voz, mas com tudo o que se viveu tornando cada ensaio e cada apresentação num momento de autenticidade.