Vimieiro – “As Bandas Filarmónicas”: Retrospetivas e Desafios
Atualizado em 19/11/2024A Câmara Municipal de Arraiolos promoveu no dia 16 de novembro 2024 o encontro “Bandas Filarmónicas do Alentejo: Retrospetivas e Desafios”, no Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro, com a presença da Freguesia, das associações locais e da população vimieirense.
O evento permitiu uma abordagem à vivência musical no Alentejo e no Vimieiro, quer através das apresentações, do debate e da Exposição – “Vimieiro: Uma terra de músicos”.
Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, dirigiu a sessão de abertura, realçando a importância da ligação entre a realidade vivenciada e o conhecimento académico, com a ligação à Universidade.
No encontro moderado pelo historiador Rui Lobo foram intervenientes Helena Rocha – Representante da CCDRAlentejo (Setor da Cultura), Salwa Castelo-Branco – Os Patrimónios Sonoros do Alentejo: Uma Perspetiva, Rosário Pestana – As “bandas de música” hoje: desafios e oportunidades de um ecossistema em transformação, Pedro Moreira – A investigação de práticas musicais locais no Alentejo Central: Dinâmicas e Desafios; José Calado – As Bandas Filarmónicas na Imprensa Regional do Alentejo, uma conversa com as Sociedades Filarmónicas do Vimieiro (Ângelo Cunha e Paulo Silva) com moderação de Ana Margarida Cardoso.
Após a inauguração da Exposição – “Vimieiro: Uma terra de músicos” – houve oportunidade e assistir a um pequeno concerto com a Banda 1.° de Abril Vimieirense e a Banda União Vimieirense.
O encontro e a exposição constituem um estímulo às Filarmónicas de Vimieiro e integra uma estratégia de desenvolvimento do projeto para o Palácio dos Condes de Vimieiro, com abrangência nacional, promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos.